-A A +A
Alegre - ES

Intercâmbios institucionais

O Programa não possui intercâmbio com outras instituições em nível de MINTER/DINTER. Contudo, alguns docentes do PPEQ possuem cooperação e/ou intercâmbio com diferentes instituições de ensino, algumas delas devidas a suas origens acadêmicas. Além disso, os docentes do Programa mantém cooperação em algum nível com outros programas de pós-graduação em Engenharia Química, ou áreas afins.

Assim, os docentes do PPEQ procuram interagir com outros Programas de Pós-Graduação na própria UFES, como os Programas de Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA), Biotecnologia (PPGBIOTEC), Ciências Florestais (PGCF), Agroquímica (PPGAQ), Engenharia Mecânica (PPGEM) e de Informática (PPGI), bem como em outras Universidades. Vale destacar que os docentes Geraldo Mauri e Wellington da Silva também são professores permanentes respectivamente do PPGI e PPGEM. Os docentes Demetrius Profeti e Luciene Profeti também atuam no PPGAQ respectivamente como professor colaborador e professora permanente.

A forma de intercâmbio mais praticada tem sido a colaboração/parceria em projetos de pesquisa, que envolvem também o uso de laboratórios para realização de experimentos e análises. Neste caso, as instituições abaixo têm interagido com pelo menos uma das linhas de pesquisa do PPEQ:

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Universidade de Brasília (UNB)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade Federal de Alfenas UNIFAL)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

PARCERIAS EM PROJETOS DE PESQUISA

Neste contexto, destacam-se:
(1) O docente Geraldo R. Mauri, durante a realização de suas atividades de pesquisa, conta a colaboração do Prof. Dr. Luiz Antonio Nogueira Lorena, pesquisador Titular no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), bolsista de produtividade em pesquisa nível 1a do CNPq; e do Prof. Dr. Glaydston Mattos Ribeiro, professor Adjunto no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES-UFES), bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

(2) A docente Simone P. T. Borges atualmente trabalha com a utilização de resíduo de rochas ornamentais para produção de cerâmica. O estudo compreende desde caracterização das matérias primas, processamento de cerâmicas por diversas rotas, até ensaios mecânicos. Parte destes estudos é desenvolvida envolvendo cooperação entre esta docente e outras instituições. As principais instituições parceiras são: (i) LAS/INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – São José dos Campos-SP), que realiza análises de Difração de Raios X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia de força atômica (AFM), para analisar as fases cristalinas, microestrutura e rugosidade das amostras, respectivamente; (ii) EEL/USP (Universidade de São Paulo – Lorena-SP), com a realização de análise de Fluorescência de Raios X (FRX), Análise Térmica Diferencial e Análise Termogravimétrica (DTA-ATG), Ensaio de Resistência à Flexão (Máquina Universal de Ensaios), para analisar a composição química, as reações térmicas e perda de massa do resíduo em função da temperatura, e a propriedade mecânica das cerâmicas, respectivamente; (iii) IPEN (Instituto de Pesquisas em Energia Nuclear: Realização da fusão do resíduo para a formulação do vidrado, análise de resultados sobre o comportamento térmico das amostras; (iv) CETEM (Centro Tecnológico de Mineração), que realizou algumas análises de granulometria (Sedígrafo a laser), microscopia e difração de raios X, dentre outras instituições e parcerias.

(3) A Profa. Mirna A. Neves desenvolve pesquisas em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de Brasília (Unb), por meio de compartilhamento de equipamentos de campo, realização de análises em laboratório e compartilhamento de conhecimento e experiências.

(4) O docente Julio Cesar Sampaio Dutra conta a colaboração do Dr. José Carlos Pinto, professor titular do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE/UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e com o pesquisador Bruno Oechsler, que é doutor em Engenharia Química pelo PEQ/COPPE. Em 2016, foram publicados na Revista da Propriedade Industrial o registro de direito autoral de dois softwares: PREFSIM - SIMULADOR PARA O REATOR DE PRÉ-REFORMA A VAPOR (Processo: BR 51 2016 000131-3) e EFSIM - R2 SIMULADOR PARA O REATOR DE REFORMA A VAPOR V.2 (Processo: BR 51 2016 000132-1), cujas instituições financiadoras foram a PETROBRAS e COPPETEC/UFRJ. Atualmente, esses pesquisadores têm um artigo aceito para publicação em periódico com Qualis A1.

(5) O docente Wellington Betencurte da Silva conta com a colaboração de outras instituições, em específico nas pessoas de (A) PhD. Hélcio Rangel Barreto Orlande, professor Associado do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro permanente do Programa de Pós-Graduação Engenharia Mecânica (PEM) da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); (B) D.Sc. Marcelo José Colaço, professor Associado do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro permanente do Programa de Pós-Graduação Engenharia Mecânica (PEM) da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

(6) Os docentes Julio Cesar Sampaio Dutra e Wellington Betencurte da Silva iniciaram parceria de pesquisa, em 2016, com os professores Dr. Antônio José da Silva Neto, Dr. Diego Campos Knupp e Dr. Luiz Alberto da Silva Abreu, membros do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do IPRJ-UERJ. Além disso, também cabe destaque às parcerias com os professores Reinaldo Antônio Gomes Marques (Instituto de Economia, UNIFAL), Dr. José Mir Justino da Costa (Departamento de Estatística – UFAM) e com o diretor Dr. Olivier Fudym, que atualmente está lotado no escritório do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) no Rio de Janeiro. O CNRS é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. De modo geral, com essas colaborações, tem sido possível o estudo mais aprofundado dos algoritmos de estimadores sequenciais bayesianos, a realização de seminários técnicos e de experimentos para obtenção de medidas, participação em bancas de trabalho e publicação conjunta de artigo e capítulos de livros.

(7) O docente Christiano Jorge Gomes Pinheiro tem atuado como pesquisador em diversas parcerias de pesquisa, como a análise de sistema de imagem usando espalhamento coerente de raios X para aplicações biomédicas coordenado pela professor Regina Cely Rodrigues Barroso (bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ. Esta técnica vem sendo testada usando radiação síncrotron em projetos realizados nas linhas de luz de Difração de raios X do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas, São Paulo. Além disso, o docente é integrante de projeto de pesquisa coordenado pelo professor Anderson Alvarenga de Moura Meneses da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), cujo título é Métodos e Técnicas de Inteligência Computacional Aplicados a Problemas de Engenharia Nuclear e Física Aplicada (Chamada Universal 14/2013 - Processo: 472912/2013-5). Essas parcerias tem sido bastante profícuas e já geraram diversos artigos em periódicos e trabalhos completos em anais de congressos.

(8) A Profa. Luciene P.R. Profeti e o Prof. Demetrius Profeti desenvolvem pesquisas em parceria com o Laboratório de Eletrocatálise e Eletroquímica Ambiental da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e também com o Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Tais parcerias permitiram a realização de análises mais aprofundadas em equipamentos de alta tecnologia e o compartilhamento de conhecimento.

COORIENTAÇÃO DE ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS NACIONAIS

Sabe-se que a orientação e coorientação de alunos de outros programas nacionais permitem uma forma de intercâmbio bastante profícua, com reuniões e visitas entre os grupos de pesquisa bem como publicações. Neste sentido, alguns docentes do PPEQ tem coorientação de alunos de outros Programas, sendo 4 teses de doutorado e 12 dissertações de mestrado, a saber:

1) Doutorado: Antônio Almeida de Barros Junior. 2014 – em andamento
Título: A definir
Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais – UFES
Orientação: Prof. Geraldo Regis Mauri

2) Doutorado: Anderson Barros Archanjo. 2015 – em andamento
Título: Análise quantitativa de metais pesados em carcinoma epidermoide de cabeça e pescoço, microambiente tumoral e sua relação com a expressão de genes de hipóxia e estresse oxidativo
Programa de Pós Graduação em Biotecnologia – UFES
Orientação: Profs. Adriana Madeira Alvares da Silva Conforti (PPGBIOTEC) e Christiano Jorge Gomes Pinheiro

3) Doutorado: Ronie Silva Juvanhol. 2014 – em andamento
Título: Métodos inteligentes e programação matemática aplicados na prevenção e combate aos incêndios florestais
Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais – UFES
Orientação: Profs. Nilton Cesar Fiedler (PGCF) e Christiano Jorge Gomes Pinheiro

4) Doutorado: Flávio Cipriano Assis do Carmo. 2013 – em andamento
Título: Metodologia para montagem de sistema de colheita de biomassa
Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais – UFES
Orientação: Profs. Nilton Cesar Fiedler (PGCF) e Christiano Jorge Gomes Pinheiro

5) Mestrado: Carlos Eduardo Bonfim. 2014 – 2016
Título: Simulação de CFD para Análise de Ambiente Contaminado com Agentes de Guerra Química: Influência dos Perfis de Escoamento e Determinação de Áreas de Risco Sobre um Sistema de Distribuição de Água
Programa de Pós-Graduação em Química – IME
Orientação: Profs. José Carlos Pinto (IME) e Willian Melo Poubel (PPEQ)

6) Mestrado: Raíssa Santiago Mendes. 2015 – em andamento
Título: Petrografia, Geoquímica, Geologia isotópica e Geocronologia dos Diques Máficos do Sul do Estado do Espírito Santo, Orógeno Araçuaí
Programa de Pós-Graduação em Geologia – UFMG
Orientação: Profs. Fabrício de Andrade Caxito (UFMG) e Mirna Aparecida Neves

7) Mestrado: Yago Ricardo de Oliveira. 2016 – em andamento
Título: Estudo da adsorção de metais em biocarvão proveniente de palha de café
Programa de Pós-Graduação em Agroquímica – UFES
Orientação: Profa. Luciene Profeti e Demetrius Profeti

8) Mestrado: Tiago Guimarães. 2016 – em andamento
Título: Estudo da Adsorção de Metais Pesados utilizando Resíduos de Rochas Ornamentais provenientes da região sul capixaba
Programa de Pós-Graduação em Agroquímica – UFES
Orientação: Profs. Demetrius Profeti e Luciene Profeti

9) Mestrado: Rômulo Louzada Rabello. 2014 – 2016
Título: Método híbrido para resolução do problema de localização de facilidades capacitadas em dois níveis com redes de distribuição uni e multiproduto
Programa de Pós-Graduação em Informática – UFES
Orientação: Profs. Geraldo Regis Mauri e Glaydston Mattos Ribeiro (CEUNES-UFES)

10) Mestrado: Vinicius Miranda Lopes Schulz. 2014 – em andamento
Título: A definir
Programa de Pós-Graduação em Informática – UFES
Orientação: Prof. Geraldo Regis Mauri

11) Mestrado: Miriam Suely Klippel. 2014 – 2016
Título: Taxas finitas de decomposição: uma nova abordagem na estimativa dos parâmetros de Arrhenius valendo-se dos algoritmos de partículas SIR e ASIR
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – UFES
Orientação: Prof. Wellington Betencurte da Silva e Márcio Ferreira Martins (PPGEM)

12) Mestrado: Marcos Palácio Cosmo. 2014 – 2016
Título: Estimativa de Estados e Parâmetros para Microtrocadores de Calor Utilizando Filtros de Partículas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – UFES
Orientação: Prof. Wellington Betencurte da Silva e Luiz Alberto Abreu (PPGMC-UERJ)

13) Mestrado: Vinicius Scardua Dellacqua. 2015 – em andamento
Título: Emprego de controle preditivo via filtro de partículas no problema pipe-in-pipe
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – UFES
Orientação: Profs. Wellington Betencurte da Silva e Julio Cesar Sampaio Dutra

14) Mestrado: Adriana Machado Malafaia da Mata. 2015 – em andamento
Título: Estimativa simultânea de modelos e parâmetros em crescimento de tumores
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – UFES
Orientação: Prof. Wellington Betencurte da Silva e José Mir Justino da Costa (UFAM)

15) Mestrado: Leone Bernardo Florindo. 2016 – em andamento
Título: ESTIMATIVA DE FALHA DE CONTATO DE UM COMPÓSITO USANDO A TÉCNICA DE PROBLEMAS INVERSOS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – UFES
Orientação: Prof. Wellington Betencurte da Silva e Luiz Alberto da Silva Abreu (PPGMC-UERJ)

16) Mestrado: Rafael Stange. 2015 – em andamento
Título: Estimativa do fator de perfil k na medição ultrassônica por tempo de trânsito em escoamentos assimétricos utilizando as técnicas de problemas inversos acoplada a simulação numérica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – UFES
Orientação: Profs. Rogério Ramos (PPGEM) e Wellington Betencurte da Silva

PALESTRANTES CONVIDADOS

Em março de 2016, realizou-se a palestra com tema de “Sequential Monte Carlo” proferida pelo professor assistente Reinaldo Antônio Gomes Marques (Instituto de Economia, UNIFAL) referido na seção de “Intercâmbios Nacionais”. Atualmente, este professor está finalizando o doutorado no Departamento de Atuária e Estatística na University of Oslo, Noruega.

Posteriormente, em maio de 2016, foi ministrada a palestra pelo Dr. Thiago de Sá Feital (COPPE, 2012). Atualmente, este consultor participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados, modelagem estatística e monitoramento de processos químicos. Além disso, desempenha a atividade de gerente de projetos na OptimaTech, que é uma empresa de tecnologia localizada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

PALESTRAS DE PROFESSORES DO PPEQ

Os docentes Wellington da Silva e Julio Cesar Sampaio Dutra proferiram palestras a respeito de “Estimação de Estados e Filtros de Partículas Aplicados em Problemas de Engenharia”, que é um dos temas de pesquisa da linha MOAP. Esses docentes proferiram nos seguintes locais:
(i) Curso de graduação em Engenharia Mecânica do IFES em Cachoeiro do Itapemirim - ES, em maio de 2016;
(ii) VII Encontro de Física Aplicada na Serra – ES, em maio de 2016;
(iii) Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do IPRJ-UERJ, em julho de 2016.

Intercâmbios Internacionais
Na sequência, são apresentados os intercâmbios internacionais mantidos pelo PPEQ:

(1) O docente Julio Cesar Sampaio Dutra participa atualmente de discussões online do grupo de pesquisa do PhD Sigurd Skogestad, professor do Departamento de Engenharia Química da Norges Teknisk-naturvitenskapelige Universitet (NTNU) na cidade de Trondheim na Noruega.

(2) A Profa Mirna A. Neves desenvolve pesquisas em parceria com a Universidade de Ludwig Maximilian University (Universidade de Munique – Alemanha), por meio de compartilhamento de equipamentos de campo, realização de análises em laboratório e compartilhamento de conhecimento e experiências.

(3) O docente Wellington Betencurte da Silva, durante a realização de suas atividades de pesquisa, contou a colaboração de outras instituições, em específico nas pessoas de (A) George S Dulikravich da Florida International University nos Estados Unidos; (B) PhD. Olivier Fudym, professor des Ecoles des Mines d’Albi na França. Mesmo finalizado o trabalho de doutorado, este docente ainda pode contar com a parceria dos citados pesquisadores e instituições no desenvolvimento de novos estudos.

(4) O docente Christiano Jorge Gomes Pinheiro tem projeto de pesquisa com professor Carlos Eduardo Veloso de Almeida da Universidade do Centro Biomédico da UERJ, cujo escopo da pesquisa inclui diversas áreas de conhecimento passando pela física aplicada, sistema de computação paralela, métodos matemáticos, dosimetria numérica, aplicações médicas, biológicas e de meio-ambiente. O grupo de trabalho envolve pesquisadores da UERJ, da UFRJ, do CBPF, do LNLS, IRD, CNEN, COPPE e do ELETTRA (Laboratório de Luz Síncrotron de Trieste, Itália). Ainda está ligado ao projeto de pesquisa “Dose Effects of Radiotherapic Procedures on Bone Structure Using SR-microCT - Part II”, que é financiado ELETTRA.

(5) O docente Demetrius Profeti contou com a participação, em suas atividades de pesquisa, do PhD. Jay Deiner do Department of Chemistry, New York City College of Technology.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000