-A A +A
Alegre - ES

Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ) da UFES

  • Nos estudos desenvolvidos nesta linha de pesquisa, são empregadas ferramentas de modelagem, otimização e análise de processos. As metodologias utilizadas são, em sua grande maioria, ferramentas computacionais aplicadas. Os trabalhos desenvolvidos nesta linha de pesquisa usualmente empregam informações reais do processo na etapa de ajuste da metodologia a ser adotada ou na etapa de validação dos resultados. Tais informações, experimentais ou obtidas diretamente de plantas industriais, associadas a ferramentas matemáticas e técnicas computacionais, possibilitam estratégias inovadoras na abordagem de problemas de Engenharia Química. Desta forma, os pesquisadores objetivam também propor estratégias de controle e soluções para a otimização dos recursos a serem empregados nos mais diferentes processos. Além disso, o grupo de pesquisa MOAP concentra esforços no estreitamento da relação entre a universidade e o setor produtivo.

    Docentes:
    Audrei G. Barañano
    Geraldo R. Mauri
    Julio Cesar S. Dutra
    Wellington B. da Silva
    William M. Poubel

  • Pesquisa em materiais envolve o estudo da composição, estrutura, processamento, propriedades, aplicações e desenvolvimento de novos materiais. Além disso, a utilização de sistemas celulares para obtenção de produtos e desenvolvimento de bioprocessos têm sido cada vez mais aplicados nos processos industriais. A exploração de biocatalisadores, antibióticos e enzimas ampliará as perspectivas da biotecnologia e o papel do Engenheiro Químico. Porém, ao lado dos inúmeros benefícios que as novas tecnologias trazem para a Sociedade, devem-se considerar os impactos ambientais que são intrínsecos ao desenvolvimento tecnológico. Pesquisas relacionadas à redução destes impactos fortalecem o desenvolvimento social e garantem que os avanços científicos ocorram de forma sustentável. Neste viés, a linha de pesquisa em materiais, bioprocessos e meio ambiente (MBMA), pretende envolver estudos quanto aos aspectos ambientais relacionados à extração, produção, disposição e uso de resíduos industriais.

    Docentes:
    Christiano J. G. Pinheiro
    Demetrius Profeti
    Fabrício T. Vieira
    Iara R. Pinheiro
    Luciene P. R. Profeti
    Luiz A. Borges Jr.
    Mirna A. Neves
    Simone P. T. Borges

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPEQ), recomendado pela CAPES, é constituído pelas linhas de pesquisa de Materiais, Bioprocessos e Meio Ambiente (MBMA) e Modelagem, Otimização e Análise de Processos (MOAP) e tem como objetivo promover o aprimoramento científico, visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas da Engenharia Química e de áreas afins.

O PPEQ possui em seu corpo docente profissionais com titulação, formação e experiência compatíveis com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa. É composto por Professores de quatro departamentos da CCA/UFES: Departamento de Engenharia Rural, Departamento de Química e Física, Departamento de Geologia e Departamento de Computação.

Assim, é oferecido o curso de mestrado acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas nos diversos ramos da Engenharia Química. O curso é destinado aos egressos do curso de graduação em Engenharia Química ou àqueles com formação superior afim às linhas de pesquisa programa.

O programa tem sua sede em Alegre-ES, oferecendo o curso de MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 3 mestres e conta com 19 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Reuni
Transparência Pública

© 2012 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rua Alto Universitário, Guararema | Alegre - ES, Brasil | CEP 29500-000